Este game permite experimentar a performance de Marina? Jogar o próprio game de Barr pode ser considerado uma performance? O game de Barr muda o sentido da performance de Abramović? O game é arte ou trata sobre arte? A performance de Marina é um jogo? Continue lendo
Seção: Blog
Projetos de Arte e Hipermídia: Intervenção
Projetos de Arte e Hipermídia desenvolvidos em 2013 pelo 6• período de Design Digital da PUCPR. O tema norteador dos projetos é a noção de intervenção e a filosofia da Caixa Preta de Villém Flusser. Continue lendo
LISTA DE LISTAS: Referências sobre UX e Design de Interação
Diversas listas com referências de textos, artigos e livros sobre Design de Interação. Continue lendo
Projetos de Visões do Futuro da Tecnologia
Projetos realizados por alunos na disciplina de Hipermídia I do curso de Design Digital da PUCPR – Curitiba, com objetivo de explorar visões do futuro da tecnologia, se aproximando da construção de ficções de design. Continue lendo
The ideology of the future in design fictions
Artigo científico (em inglês) sobre ficções de design e design crítico. Continue lendo
Está começando nas área de Arquitetura de Informação e Experiência do Usuário?
Você já deve saber que o mascote da Arquitetura de Informação é o urso polar, que é o bicho que aparece no mais influente livro da área, o Information Architecture for the World Wide Web: Designing Large-Scale Web Sites, de do Peter Morville … Continue lendo
Ficções de Design, Design Crítico e Design Livre. WTF?
O que design fictions, critical design e design livre tem em comum? Quais os limites entre ficção e realidade? Os vídeos de visões de futuro também são discursos sobre a própria tecnologia? O futuro e a esperança estão sendo colonizados … Continue lendo
Referências de interação e música
Alguns links que considero interessantes / úteis / legais sobre música que podem ser ajudar como referências / inspiração para quem estiver estudando ou projetando interação com / por / para música. ScoreCleaner Notes Aplicativo para transformar em notação músical … Continue lendo
“Usuário, não!”
O Design Centrado no Usuário e a Experiência do Usuário, como seus nomes sugerem, querem levar bem a sério este conceito – mas quem é este que estão chamando de “usuário”? Continue lendo
Levando o Design de Interação a sério? Serião?
Crítica da Razão Tupiniquim é um livro de Roberto Gomes escrito em 1977. Entre outras críticas, o autor denuncia a falta de originalidade da filosofia brasileira, que apenas se atém aos modelos de seriedade estrangeira. Mas o que é ser … Continue lendo
Projetos de Arte e Hipermídia: Vida e Morte
Projetos de Arte e Hipermídia desenvolvidos em 2012 pelo 6• período de Design Digital da PUCPR. Foram abordados temas de hipermídia e interatividade. O tema norteador para todos os projetos é foi Vida e Morte. Conheça! Continue lendo
Textos introdutórios ao Design de Interação
Alguns textos introdutórios para começar a compreender o Design de Interação. Continue lendo