Disciplina “Design de Interação e Interface para Dispositivos Móveis” na PUCPR (Curitiba, PR) 2018

Informações sobre a segunda parte da disciplina de Design de Interação e Interface para Dispositivos Móveis (20h) ministrada na especialização em App Development na PUCPR (Curitiba-PR) em novembro e dezembro de 2018 pelo professor Rodrigo Freese Gonzatto.

.

Ementa:

AULA 1: Dia 1 (manhã) O que é isto, a Interação + Metáforas. Apresentação da disciplina e do professor. O que se projeta quando interações são projetadas: diferença entre interface e interação. Interação reativa e mútua. Quatro abordagens sobre a interação, dos mainframes aos smartphones. Metáforas de interface, skeumorfismo e flat design.

.

AULA 2: Dia 1 (tarde) Padrões de interface e interação + Gestalt aplicada a interfaces + Guidelines de interação. Dos padrões de interface aos padrões de interação. Relações entre patterns e Interface Guidelines (iOS e Android). Princípios da teoria da Gestalt para design de interfaces (UI).

Na aula: Foram apresentados conteúdos dos slides (anexo), debatidos diversos links de guidelines para interface e interação (ver lista de links, ferramentas e materiais) e realizados os Exercícios #1 e #2.

  • MATERIAL: slides3 (aula1-tarde) patterns-padroes-usequalities
  • MATERIAL: slides4 (aula1-tarde) gestalt-ler-imagens
  • EM AULA: Foram apresentados conteúdos dos slides (anexo), debatidos diversos links de guidelines para interface e interação (ver lista de links, ferramentas e materiais) e realizados os Exercícios #1 e #2.
  • EXERCÍCIO #1: Identificação dos princípios da Gestalt em interfaces.
  • EXERCÍCIO #2: Aplicação dos princípios da Gestalt em Interfaces.
.

AULA 3: Dia 2 (manhã) Arquitetura de Informação. Prototipação.  O que é um aplicativo? Aplicativo como ação. Affordances. Fundamentos da prototipação. Sketches (protótipo em baixa fidelidade) e Wireframe (protótipo média fidelidade). Prototipação de interfaces e protótipos interativos.

  • EM AULA: Foram debatidos temas com slides. Início de PROJETO de app seguindo metodologia de UX de Jesse James Garrett. Começamos o projeto realizando uma pesquisa conjunta de informações (entrevista, netografia, SWOT) sobre NETFLIX, e os resultado estão nesses slides. Depois definimos uma proposta de interação. Então criados sketches, de modo a iniciar a Execução da atividade: Projeto (etapa 1): Criação de protótipo interativo.
.
AULA 4: Dia 3 (tarde) Usabilidade e Avaliação de Design. Como criar o “fácil de usar”? Pesquisar interfaces e interações. Questionamentos e limites da deia de interface: “fácil de usar”, “amigável” e “usável”. “Avaliação de usabilidade sem usuários (avaliação heurística) e com usuários (teste de usabilidade ágil). Heurísticas de Nielsen + Resumo de várias heurísticas de Kazedani.

  • EM AULA: Foram debatidos temas com slides. Continuidade do PROJETO de app iniciado na aula anterior: etapa de avaliação: prática de avaliação heurística e de teste de usabilidade (ágil / de baixo orçamento).
 .

Avaliação

A avaliação consiste na execução e apresentação de uma série de 5 atividades. As quatro primeiras atividades foram realizadas em sala de aula durante a disciplina. A quinta e última é a única atividade a ser concluída após a disciplina.

Informações detalhadas na plataforma Blackboard. TOTAL: 10,0

  • 2,0 Exercício #1: Identificação dos princípios da Gestalt em Interfaces (INDIVIDUAL)
  • 2,0 Exercício #2: Aplicação dos princípios da Gestalt em Interfaces (INDIVIDUAL)
  • 3,0 Projeto (etapa 2): Relatório dos resultados da avaliação heurística e o teste de usabilidade (GRUPOS)
  • 3,0 Projeto (etapa 1): Criação de protótipo interativo interativo de baixa fidelidade (DUPLAS)
  .

Textos-base introdução à área de Design de Interação

 .

Definições de Design de Interação

 .

Materiais

 .

Materiais para Design: Android

 .

Materiais para Design: Apple iOS

 .

Outros textos

Texto atualizado em 22 de janeiro de 2018.