Palestra apresentadano grupo Design Prospectivo da UTFPR (Curitiba, PR). É possível pensar a dimensão de futuro (Design Prospectivo, Design Especulativo… e Design) a partir da perspectiva de quem interessa um futuro: as pessoas? E mais especificamente, a quem uma ideia de futuro é constantemente negada: as pessoas convertidas em “usuários”. Continue lendo
Seção: Palestras
Jogos Divergentes: críticos, artísticos, poéticos, filosóficos, reflexivos
Palestra apresentada na Semana Acadêmica de Jogos Digitais, que discute o conceito de “jogos críticos” (ou arte) enquanto jogos que divergem dos jogos convencionais, ou seja, jogos que propõe experiências, escolhas significativas, ações simbólicas e/ou algum debate em um jogar crítico. Continue lendo
Filosofia da Tecnologia e Software Livre: pode um software ser livre?
Discussão sobre o conceito de “liberdade” no Software Livre a partir de questionamentos da Filosofia da Tecnologia. O livre de software livre é de liberdade? Continue lendo
Ficções de Design, Design Crítico e Design Livre. WTF?
O que design fictions, critical design e design livre tem em comum? Quais os limites entre ficção e realidade? Os vídeos de visões de futuro também são discursos sobre a própria tecnologia? O futuro e a esperança estão sendo colonizados … Continue lendo
#comoeumesinto quando o assunto é: meme
Palestra sobre memes, comportamento e cultura. Uma abordagem social sobre memes, e a pergunta: Memes tem design? Apresentada na Charneira, semana acadêmica de Design da PUCPR – Curitiba (PR), em 2012. #comoeumesinto quando o assunto é: meme from Rodrigo Gonzatto
Arquitetura de Informação sem Wireframe
De como a centralidade de uma profissão em um único documento pode estar limitando a criatividade e o potencial colaborativo da área. Continue lendo
Por um Design Livre
Apresentação sobre a plataforma Corais.org e o Design Livre, e suas relações com o Software Livre. Continue lendo
O que não é Experiência do Usuário?
Palestra que apresentou o conceito de experiência e diversas abordagens sobre Experiência do Usuário. Continue lendo
Fora de Controle
Palestra sobre os limites e as possibilidades de atuação do Design, da ideia de projetar e controle do futuro, além da ética na atuação do designer de interação Continue lendo
Aproximando Design e Software Livre
Palestra que traz algumas perspectivas do Design Livre para desenvolvedores. Continue lendo
Propaganda da Usabilidade e Usabilidade da Propaganda
Algumas desconfianças: interfaces sendo criadas pelo seu efeito publicitária e publicidades sendo criadas para direcionar a percepção de uso. Continue lendo
Design Livre e Colaborativo orientado a Inovação
Palestra no iMasters InterCon, abrindo a discussão para um abordagem do Design estreitamente ligada com colaboração e inovação social. Continue lendo