O licenciamento é fundamental para que um Recurso Educacional seja um Recurso Educacional Aberto. Seguem 3 propostas:
Conceito de COPYLEFT da GPL da Free Software Foundation’s GNU Project: é um tipo de copyright que subverte alguns dos princípios do copyright, permitindo liberdades. São programas e outros tipos de mateirais livres para uso e remix, cujos trabalhos derivados também devem ser livres. Assim, algo que for disponibilizado de forma livre, continuará sendo livre e aqueles que produzirem a partir desse primeiro trabalho, continuarão colaborando.
Conceito de CONTEÚDO LIVRE (free content) da Wikimedia Commons: se refere a imagens e arquivos de mídia que não estão sujeitos a restrições de copyright. Um conteúdo é Conteúdo Livre se podem ser usados por qualquer pessoa, a qualquer tempo e para qualquer propósito.
Conceito de CULTURA LIVRE (free culture) da Creative Commons: são as licenças que permitam outras pessoas usarem, distribuírem e adaptarem materiais para qualquer propósito, mesmo comercialmente, apenas sob a condição de atribuir a autoria original e/ou de licenciar trabalhos derivados sob a mesma licença. Busca balancear os dois extremos: os trabalhos protegidos por diretos autorais e os trabalhos em domínio público, oferecendo possibilidades de condições de uso dos trabalhos.
As definições dos três termos são muito similares, mas possuem suas divergências. Vá mais a fundo e entenda algumas de suas diferenças: