Como aprender espanhol com ajuda de utilizar do computador e da internet?

Não existe como aprender bem uma nova língua sozinho. Falo português (como língua nativa) e descrevo abaixo algumas coisas que fiz para me ajudar aprender espanhol:

  • Antes de tudo, melhor coisa é estar com um/a professor/a. Se não tiver, busque algum/a colega que já fale espanhol ou pelo menos alguém que também esteja afim de estudar! Se não tiver absolutamente ninguém (ou não quiser incomodar alguém) tente “robôs” online, como o DoyDiego.
  • Mudar a língua padrão de tudo que você utiliza online, como: da interface do sistema operacional do seu computador, do seu celular (ao fazer isso vários aplicativos vão mudar a língua padrão), das redes sociais (ex.: o Facebook), do email (ex.: o Gmail) e qualquer outro site, software ou aplicativo que você use. Isso vai ajudar a você vivenciar a língua espanhola em coisas que você utiliza cotidianamente e já sabe o significado. Vai aprender que Janela é Ventana, Arquivo é Archivo, e Editar é Editar mesmo.
  • Como gosto de ler artigos científicos, eu tento ler em voz alta artigos em espanhol. Mas se você gosta de ler revistas ou blogs, leia revistas e blogs. O bom é que você pode achar tudo isso facilmente na internet. Mas pegue textos escritos em espanhol, não apenas usando o tradutor automático! Assim você vai pegando o espanhol e ainda aprende algo.
  • Além de músicas, ouça podcasts em espanhol, ou alguma rádio do país de língua espanhola que você tem interesse. Ajuda a ir se acostumando com o sotaque (por isso não adianta tanto ouvir um podcast da Espanha se quer ir para o México, por exemplo).

 

Sites e aplicativos

  • Duolingo (site e aplicativo) grátis. Bem básico, não desenvolve gramática. Meu preferido, uso para aprender algumas palavras e melhorar o vocabulário. E especialmente para melhorar a escrita das palavras. O que mais gosto dele é que, além de bem simples e objetivo, posso responder rapidamente (só usando o teclado, quase sem usar o mouse) e obter respostas (se escrevi ou falei certo ou errado) rapidamente. A gameficação do aplicativo ajuda a monitorar o progresso diário. Tem identificação de voz.
  • Babbel (site e aplicativo) pago mas permite teste grátis. Me parece mais abrangente que o Duolingo, mais estilo “cursinho”, não fica só nas frases isoladas como o Duolingo, desenvolvendo diálogos um pouco mais complexos. Tem identificação de voz.
  • busuu (site e aplicativo) versão com limitações grátis e versão premium pago. Não testei muito porque não tem versão nativa em português ainda. Mas serve para quem quiser aprender espanhol vindo do inglês, ou seja, traduzindo ¿Cómo te llamas? a partir de What’s your name?.
  • Memrise (site) versão com limitações grátis e versão premium pago. Interessante, se baseia bastante na repetição. A versão premium não oferece muitas coisas diferentes da grátis em termos de funções gerais, são mais ferramentas de motivação, gráficos e mais foco. Mas não testei muito porque não tem versão nativa em português ainda.