Informações sobre a disciplina de Design de Interação (20h) ministrada na especialização em Design de Interação na Univali (Florianópolis-SC) em junho de 2016 pelo professor Rodrigo Freese Gonzatto.
Ementa:
- Dia 1 (noite) O que é isto, a Interação? O que se projeta quando interações são projetadas. Apresentação da disciplina e do professor. Discussão sobre relações e contribuições interdisciplinariedade na área e seu impacto nas ideias acerca do interagir e do projetar. Interação em abordagem formal e sócio-cultural. Interação reativa e mútua. Da ergonomia a interação, passando pela experiência. Concepção formal e sócio-cultural de interação.
- EM AULA: modelar interação (formal) por fluxograma + mudar significado de uma interação por makey makey.
- Dia 2 (manhã e tarde) A história da Interação Humano-Computador em 3 momentos. Introdução à história do projeto da interação em IHC e Design de Interação a partir dos paradigmas de interação (Barbosa e Silva), ondas (Bødker) e paradigmas (Harisson et al). .
- PARA PRÓXIMO ENCONTRO: Trabalho de pesquisa (individual) sobre criação pelo uso [ver descrição completa abaixo].
- Dia 3 (noite) Dimensões do interagir: facetas do Design de Interação. Metáforas em sistemas computacionais (esqueumorfismo e flat design). Cotidiano: viver entre artefatos digitais. Criação pelo uso (design-by-use) e everyday designer. Análise e investigação de usos e apropriações. Contexto e significado. Projetar e parecer projetado Vs. Interação vernacular. Métodos e técnicas de projeto de pesquisa em Design de Interação.
- EM AULA: Regras e usos latentes: jogo do liga-celular-mais rápido.
- Dia 4 (manhã) Utentes: compreendendo usos e significados. Designers e Usuários (Tiranos, vítmas e vilões?). Projeto e Ação situada. Conceitos e fundamentos em Design de Interação: propiciação, atividade, mediações, amanualidade. O tempo. Patterns e use qualities. Métodos e técnicas de projeto em Design de Interação (IDEO Method Cards e UX Cards). Abordagens metodológicas: Design Centrado no Usuário, Agile UX e Design Participativo. Técnicas de prototipação rápida (papel, vídeo, experiências/bodystorming).
- EM AULA: Exercício de técnicas e métodos (bodystorming de affordances; mágico de oz)
- Dia 4 (tarde) Projeto: Ficção projetual. Ficções projetuais. Relações entre tecnologia e aspectos sócio-culturais. Design e controle. Tecnologia e futuro. O futuro: é possível projetar?
- EM AULA: vídeo-prototipação de interações do futuro: rascunhar interação (sócio-cultural) por vídeo-prototipação de experiências (sem mostrar o produto). Publicar vídeo no Youtube e compartilhar no grupo de Facebook da turma
Avaliação
A avaliação consiste na execução e apresentação de 2 trabalhos.
Entrega até sábado, 17 de JUNHO de 2016 no Facebook da turma (ou no email do professor rodrigo@gonzatto.com):
- pesquisa (individual): Identificar criações pelo uso, ou seja, formas de interação com o computador criadas pelos próprios usuários (não-designers) que ajudam a estes usuários a usar com o computador no dia-a-dia. Registrar com foto ou vídeo e publicar no grupo de Facebook da turma, descrevendo brevemente a foto/vídeo.
Entrega até sábado, 9 de JULHO de 2016 apenas no email do professor rodrigo@gonzatto.com
- ensaio (individual): Escolher 2 (dois) dos 6 (seis) tópicos abordados em cada período de aula, e desenvolver um ensaio (2+ páginas) abordando a interrelação entre estes dois tópicos. Requisito: ao longo do texto, fazer referência a pelo menos um dos textos-base e um dos textos de definição (indicados abaixo). Enviar apenas para o professor.
Textos-base introdução à área de Design de Interação
- Interaction Design – brief intro, por Jonas Löwgren (capítulo da The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.)
- Human Computer Interaction – brief intro, por John M. Carroll (capítulo da The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.)
- Philosophy of Interaction, por Dag Svanaes (capítulo da The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.)
Definições de Design de Interação
- Interaction Design – brief intro, por Jonas Löwgren (capítulo da The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.)
- A Definition of Interaction Design, por Dan Saffer, 2004 (Blog)
- Afinal, o que é Design de Interação?, por Frederick van Amstel, 2006 (Blog)
- Foundations of Interaction Design, por Dave Malouf, 2007 (Blog)
- So you want to be an interaction designer, Robert Reinmann, 2008 (Blog)
Outros textos
- Textos introdutórios ao Design de Interação, por Rodrigo Gonzatto
- O controle do tempo e do espaço, por Rodrigo Gonzatto
- Just How Far Beyond HCI is Interaction Design?, por Jonas Löwgren
Materiais
- Links para ferramentas online de Design de Interação: para diagramas, mapas, documentação, gerencia, analise, testes, wireframes, etc.
- Baralho: UX Cards
- Baralho: IDEO Method Cards
- Baralho: Design with Intent
- Baralho: Design Fiction Product Design Work Kit 0-TBD-D012
- Modelo: UX Canvas
- Wiki: Corais.org – Árvore do Conhecimento (Métodos, Documentos e Técnicas de Design de Interação)
Slides
- Slides: O que é isto, a interação?
- Slides: Facetas do Design de Interação
- Slides: Patterns, Padrões e Use Qualities
- Slides: Quando? O Tempo no Design de Interação
- Slides: Affordances/Propiciação
- Slides: Metáforas em interfaces digitais
- Slides: Prototitpação para Design de Interfaces
- Outros slides de Rodrigo Freese Gonzatto
Outros
- Blog de Rodrigo Freese Gonzatto
- Dissertação de mestrado: Design de interação e a amanualidade em Álvaro Vieira Pinto
- Grupo de Design Crítico no Facebook
- Enciclopédia de HCI da Interaction-Design
- Site do Design Livre e livro do Design Livre
- Slides: Ficções de Design, Design Crítico, Design Livre, WTF?
- Vocabulário Visual, de Jesse James Garrett
- guia: Press X to make sandwich – A complete guide to gender design in games
- equipamento: Makey Makey
- equipamento: Little Bits
Texto atualizado em 5 de junho de 2016.