Disciplina “Design de Interação” na Univali (Florianópolis, SC) 2016

Informações sobre a disciplina de Design de Interação (20h) ministrada na especialização em Design de Interação na Univali (Florianópolis-SC) em junho de 2016 pelo professor Rodrigo Freese Gonzatto.

Ementa:

  • Dia 1 (noite) O que é isto, a Interação? O que se projeta quando interações são projetadas. Apresentação da disciplina e do professor. Discussão sobre relações e contribuições interdisciplinariedade na área e seu impacto nas ideias acerca do interagir e do projetar. Interação em abordagem formal e sócio-cultural. Interação reativa e mútua. Da ergonomia a interação, passando pela experiência. Concepção formal e sócio-cultural de interação.
    • EM AULA: modelar interação (formal) por fluxograma + mudar significado de uma interação por makey makey.
  • Dia 2 (manhã e tarde) A história da Interação Humano-Computador em 3 momentos. Introdução à história do projeto da interação em IHC e Design de Interação a partir dos paradigmas de interação (Barbosa e Silva), ondas (Bødker) e paradigmas (Harisson et al). .
    • PARA PRÓXIMO ENCONTRO: Trabalho de pesquisa (individual) sobre criação pelo uso [ver descrição completa abaixo].
  • Dia 3 (noite) Dimensões do interagir: facetas do Design de Interação. Metáforas em sistemas computacionais (esqueumorfismo e flat design). Cotidiano: viver entre artefatos digitais. Criação pelo uso (design-by-use) e everyday designer. Análise e investigação de usos e apropriações. Contexto e significado. Projetar e parecer projetado Vs. Interação vernacular. Métodos e técnicas de projeto de pesquisa em Design de Interação.
    • EM AULA: Regras e usos latentes: jogo do liga-celular-mais rápido.
  • Dia 4 (manhã) Utentes: compreendendo usos e significados. Designers e Usuários (Tiranos, vítmas e vilões?). Projeto e Ação situada. Conceitos e fundamentos em Design de Interação: propiciação, atividade, mediações, amanualidade. O tempo. Patterns e use qualities. Métodos e técnicas de projeto em Design de Interação (IDEO Method Cards e UX Cards). Abordagens metodológicas: Design Centrado no Usuário, Agile UX e Design Participativo. Técnicas de prototipação rápida (papel, vídeo, experiências/bodystorming).
    • EM AULA: Exercício de técnicas e métodos (bodystorming de affordances; mágico de oz)
  • Dia 4 (tarde) Projeto: Ficção projetual. Ficções projetuais. Relações entre tecnologia e aspectos sócio-culturais. Design e controle. Tecnologia e futuro. O futuro: é possível projetar?
    • EM AULA: vídeo-prototipação de interações do futuro: rascunhar interação (sócio-cultural) por vídeo-prototipação de experiências (sem mostrar o produto). Publicar vídeo no Youtube e compartilhar no grupo de Facebook da turma

Avaliação

A avaliação consiste na execução e apresentação de 2 trabalhos.

Entrega até sábado, 17 de JUNHO de 2016 no Facebook da turma (ou no email do professor rodrigo@gonzatto.com):

  • pesquisa (individual): Identificar criações pelo uso, ou seja, formas de interação com o computador criadas pelos próprios usuários (não-designers) que ajudam a estes usuários a usar com o computador no dia-a-dia. Registrar com foto ou vídeo e publicar no grupo de Facebook da turma, descrevendo brevemente a foto/vídeo.

Entrega até sábado, 9 de JULHO de 2016 apenas no email do professor rodrigo@gonzatto.com

  • ensaio (individual): Escolher 2 (dois) dos 6 (seis) tópicos abordados em cada período de aula, e desenvolver um ensaio (2+ páginas) abordando a interrelação entre estes dois tópicos. Requisito: ao longo do texto, fazer referência a pelo menos um dos textos-base e um dos textos de definição (indicados abaixo). Enviar apenas para o professor.

 

Textos-base introdução à área de Design de Interação

Definições de Design de Interação

Outros textos

Materiais

Slides

Outros

 

Texto atualizado em 5 de junho de 2016.