Disciplina “Design de Interação e Interface para Dispositivos Móveis” na PUCPR (Curitiba, PR) 2019

Informações sobre a disciplina de Design de Interação e Interface para Dispositivos Móveis (25h) ministrada na pós-graduação: especialização em App Development na PUCPR (Curitiba-PR), tendo início em abril de 2019 pelo professor Rodrigo Freese Gonzatto.

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Ementa:

AULA 1: Dia 1 (manhã) Apresentação da pós + Integração. Apresentação da pós-graduação pelo coordenador. Dinâmicas de integração entre os estudantes, mediada pelo professor.

  • DINÂMICAS
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AULA 2: Dia 1 (tarde) Design de Interação + O que é isto, a Interação + Metáforas. Apresentação da disciplina e do professor. O que se projeta quando interações são projetadas: diferença entre interface e interação. Interação reativa e mútua. Quatro abordagens sobre a interação, dos mainframes aos smartphones. Metáforas de interface, skeumorfismo e flat design.

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AULA 3: Dia 2 (manhã) Prototipação em baixa fidelidade. Sketches (protótipo em baixa fidelidade) e Wireframe (protótipo média fidelidade). Prototipação de interfaces e protótipos interativos.

  • MATERIAL: slides 3 (aula3-tarde) prototipação
  • EM AULA: Foram debatidos temas com slides. Início de PROJETO de app. Criados sketches, de modo a iniciar a Execução da atividade: estudo de aplicativos de receitas. Criação de protótipo interativo a partir dos sketches.
  • ATIVIDADES

AULA 4: Dia 3 (manhã) Design de Interface + Gestalt aplicada a interfaces

AULA 5: Dia 4 (manhã) Padrões de interface e interação + Guidelines

AULA 6: Dia 5 (manhã) Produção de Assets e materiais visuais

AULA 7: Dia 6 (tarde) Usabilidade e Avaliação de Design de Interação

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Avaliação

A avaliação consiste na execução e apresentação de uma série de 4 trabalhos, que  iniciam em sala de aula durante a disciplina e devem ser finalizadas de um encontro para o outro. Informações detalhadas na plataforma Blackboard. Prazo de entrega: até 8 dias após o fim da disciplina. TOTAL: 10,0

  • 2,0 Exercício #1: Exercício de prototipação em baixa fidelidade com apps de Receitas (INDIVIDUAL) crazy8’s
  • 2,0 Exercício #2: Identificação dos princípios da Gestalt em interfaces de apps (INDIVIDUAL) 3 diferentes
  • 3,0 Projeto (etapa 1): Criação de protótipo interativo interativo com wireframes (DUPLAS)
  • 3,0 Projeto (etapa 2): Relatório dos resultados da avaliação heurística e do teste de usabilidade (DUPLAS)
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Livros introdutórios para conhecer Design

  • Não me faça pensar, de Steve Krug
  • Design para quem não é Designer, de Robin Williams e Bárbara Menezes
  • Ergodesign e Arquitetura de Informação: trabalhando com o Usuário, de Luiz Agner
  • Desvendando os Quadrinhos, de Scott Mcloud

Textos-base introdução à área de Design de Interação

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Definições de Design de Interação

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Materiais

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Materiais para Design: Android

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Materiais para Design: Apple iOS

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Outros textos

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Texto atualizado em 04 de abril de 2010.