Links para documentos no LibreOffice Impress (links absolutos e relativos)

Situação:

Criar um link em uma apresentação de slides do LibreOffice Impress (software livre para criação de apresentação de slides) que permita abrir um arquivo externo (exemplo: um PDF).

O questão e a solução:

Por padrão, o LibreOffice Impress cria links que direcionam para endereços páginas da internet (aquelas com começo http://). Estes endereços costumam ser chamados caminhos absolutos (ou links absolutos, ou endereços absolutos). Um exemplo é o endereço desta página da internet que você está lendo, que é http://www.gonzatto.com/ajuda-links-libreoffice-impress/index.php .

Se dissecarmos este link, vamos entender que cada parte dele indica onde está o arquivo desta página aqui (index.php):

  • http:// diz que o arquivo deve ser acessado pelo protocolo HTTP, que significa Hypertext Transfer Protocol. Resumindo: o arquivo está em um site da internet. Outros protocolos existem, como o ftp://, file://, etc
  • www.gonzatto.com diz onde o arquivo está hospedado. É o website, ou seja, o “lugardaweb” (site, em inglês, pode ser traduzido pro português como “local”. Cada site está em um lugar da internet, no caso deste endereço que analisamos é o www.gonzatto.com.
  • /ajuda-links-libreoffice-impress esta é uma pasta dentro do www.gonzatto.com
  • /index.php enfim, este é o arquivo que está sendo exibido na tela.

O problema é quando queremos que o LibreOffice abra um arquivo que não está na internet, mas dentro do computador ou dentro de uma mídia (como um pendrive ou um CD). Como cada computador é diferente (alguns abrem o CD no Drive C:/, outros no D:/, por exemplo) não sabemos qual seria o caminho certo. Para isso existe o caminho relativo.

No caminho relativo, ao invés de mostrar o endereço completo, indicamos o quão distante o arquivo que queremos que seja aberto (um PDF, por exemplo) está do arquivo que contém o link (a apresentação de slides, neste caso).

  • Se ambos estão na mesma pasta, o link será: ./nomedoarquivolinkado.pdf
  • Se o arquivo estiver em uma pasta (por exemplo, pastas “documentos” que está dentro do local onde a apresentação está, então o link será: ./documentos/nomedoarquivolinkado.pdf 

O fundamental é observar o papel deste ponto ( . ), que indica que o link é relativo, ou seja, independentemente do computador onde o link será aberto, sempre deverá abrir o arquivo que está naquela pasta. Por isso atenção: se o nomedoarquivolinkado.pdf for mudado de pasta, perde-se o link!

Se quiser entender melhor, veja este artigo sobre caminhos relativos e absolutos.