A Evolução de Interfaces

Lendo o capítulo focado em texto do livro “Cultura da Interface” de Steven Johnson, nossa equipe se interessou em falar um pouco da evolução da interface dos computadores, porém não somente das ferramentas de texto como é abordado no livro, mas também das outras interfaces em geral. O autor conta que para ele, antes do Macintosh inovar sua aparência utilizando a metáfora para atrair o usuário, era muito difícil na opinião dele elaborar um texto em uma tela preta e pouco amigável, como a do MS-DOS.


interface do MS-DOS

O Macintosh criou sua interface gráfica baseando-se na metáfora de que uma folha de papel branca estava disposta dobre o topo de sua mesa de trabalho ou na sua máquina de escrever, pronta para o seu texto.


Máquina de escrever

A primeira versão do Mac OS é facilmente distinguida entre outros sistemas operacionais do mesmo período, porque ele não usa uma interface de linha de comando; ele foi um dos primeiros sistemas operacionais a utilizar uma interface gráfica. Adicionais ao sistema kernel é o Finder, um aplicativo usado para gerenciamento de arquivos, que também exibe o Desktop. Os dois arquivos estavam contidos em uma pasta chamada pasta do sistema, que continha outros arquivos de recursos, como um driver de impressora, necessária para interagir com o sistema.


Mac OS

Continuar Lendo >>