Esta página busca divulgar materiais do projeto de Iniciação Científica realizado em 2020-2021 sobre uso e design de tecnologias digitais, em especial de smartphones, para auxiliar mulheres na denúncia situação de violência e em isolamento durante a pandemia de COVID-19.
Mulheres ✛ Pandemia ✛ Tecnologia
Com a pandemia de COVID-19, a violência doméstica e contra a mulher se intensificou e assumiu outras facetas. Se a realização de denúncias por vítimas já é complexa, a pandemia introduziu novos contextos, como a necessidade de isolamento, quarentenas e distanciamento social, diminuição de postos presenciais para denúncia, diminuição de renda e insegurança financeira além de muitas preocupações e situações.
Tecnologias digitais, como smartphones, fazem parte deste cenário. Se por um lado, podem ser recursos valiosos para realizar denúncias e obter informações, de outro, também surgem novos problemas, de vigilância das vítimas por parte de agressores. O design opaco dessas tecnologias, seu acesso custoso e a forma desiguais como seus usos são socializados entre homens e mulheres, acabam recaindo como mais uma barreira para as sobreviventes de violência.
O que é esse projeto?
Esta pesquisa buscou estudar, de forma interdisciplinar, relações entre mulheres, pandemia e tecnologias digitais, para tentar oferecer constribuições possíveis, a partir do olhar de estudos críticos em Design de Interação e dos estudos sobre mulheres.
Trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica “Relações entre gênero e tecnologia: desenvolvimento de plataforma digital no auxílio do combate da COVID-19” realizada como parte do projeto“Design de Interação, gênero e isolamento social: Projeto de plataforma digital de estratégias no combate à COVID-19”, com Bolsa da Fundação Araucária obtida pelo edital 2020-2021 do Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba.
Abaixo, vídeo da apresentação da pesquisa no congresso SEMIC 2021:
Orientanda: Luana Bianca de Freitas
Professor-orientador: Rodrigo Freese Gonzatto
O que criamos no projeto?
São quatro princiais contribuições que tivemos como resultado:
- 3 conjuntos de publicações para redes sociais (30 posts)
- 56 ilustrações (Coleção de ilustrações “Quem tem medo do lobo mau?”)
- 1 guia inicial de orientações para o design de tecnologias digitais
- 3 linkografias (temas: mulheres e pandemia, violência contra a mulher)
Publicações para redes sociais
Foram criados 3 materiais informativos sobre Celular e Violência contra a mulher na Pandemia, cada um contendo 10 publicações já preparadas para publicação em redes sociais (como Facebook e Instagram) e comunicadores (como WhatsApp).
1. Celular vigiado não é sinal de amor!
[Acessar e fazer download das publicações]
2. Seu celular está sendo vigiado?
[Acessar e fazer download das publicações]
3. Como denunciar violência contra a mulher durante isolamento?
[Acessar e fazer download das publicações]
Abaixo, as principais referências utilizadas e citadas nessas publicações:
- Sara Campagnaro, 2019. Dissertação. Mulheres e a madresposa que há em nós: a educação para o amor romântico
- Roberta Flach e Suely Deslandes, 2019. Artigo. Abuso digital ou prova de amor? O uso de aplicativos de controle /monitoramento nos relacionamentos afetivo-sexuais
- CanalTech. Blog. Acessar o celular do parceiro sem consentimento é crime?
- MariaLab. Guia. Cuidados durante a pandemia: Como denunciar uma violência doméstica?
- El País. Notícia. O drama dos apps de espionagem digital que colocam o violador dentro do seu celular
- Gênero e Número. Notícia. Mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia durante a pandemia no Rio de Janeiro em 2020
- Revista Cláudia.Reportagem. Como abusadores estão usando aplicativos para espionar parceiros
- CFEMEA. Guia. Guia Prática de estratégias e táticas para a segurança digital feminista
- Marques et al, 2020. Artigo. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19.
- ONU Mulheres. Relatório. Diretrizes para atendimento em casos de violência de gênero contra meninas e mulheres em tempo da pademia da COVID-19
- ONU Mulheres. Relatório. Gênero e COVID-19 na América Latina e no Caribe.
- Mapa do Acolhimento. Site. Rede que mapeia psicólogas e advogadas dispostas a ajudar de forma voluntária
Coleção de ilustrações: Quem tem medo do lobo mal?
Coleção com 56 ilustrações isoladas, criadas para o projeto com a temática: “Quem tem medo do lobo mal?” e que podem ser usadas com licença CC-BY-SA.
[Acessar e fazer download das ilustrações]
A história da chapeuzinho vermelho foi uma alegoria escolhida para trabalhar o tema da violência doméstica e contra a mulher. O vermelho e o preto se destacam na paleta de cores das ilustrações em aquarela. Todas as ilustrações foram concebidas e desenvolvidas pela artista Luana Bianca para este projeto.
Guia de orientações para o design de tecnologias digitais
Elaboramos um Guia inicial de Orientações de design para celulares visando segurança de mulheres em denúncias durante isolamento (como a pandemia de COVID-19).
[Acessar o Guia de orientações iniciais]
Este guia é resultado de nossa pesquisa sobre a temática de Mulheres x Pandemia x Tecnologias e contém indicações de Design de Interação e Interação Humano-Computador para designers, projetistas e desenvolvedoras/es para adequar dispositivos e aplicações para contribuir com a segurança e autonomia de mulheres em situação de violência e vigilância.
Linkografias para pesquisa
Durante este projeto reunímos muitas referências de links para materiais com dados e informações sobre a situação de Mulheres, seja de Violência contra e Mulher e a sua intersecções durante a pandemia de COVID-19. Caso este material pode ser útil, compartilhamos o acesso a lista das linkografias:
[Acessar documento com as linkografias]
Contato & Envio de materiais
Quer contribuir com esse projeto? Entre em contato direto conosco:
- Luana Bianca (estudante de Iniciação Científica)
- Rodrigo Freese Gonzatto (professor orientador do projeto)
Agradecimentos
Agradecemos a bolsa da Fundação Araucária e a PUCPR pela aprovação do projeto no EDITAL 19/2020 de Iniciação Científica, que viabilizaram esse projeto.
Também agradecemos as pessoas que ajudaram este projeto, com revisões, sugestões e contribuições:
- Sara Campagnaro
- Bibiana Serpa
- Íris de Carvalho
- Edla Eggert
- Silvana Vaillões
- Gláucio Moro
- Taisa Vieira Sena
- Gabriela Unger Unruh
- Carlos Roberto Romaniello
- Bruna Reganhan Figênio
- Alessandra Wormsbecker
- Miguel Luz
- Matheus Jakubiak
- Vitoria Ribeiro Soares da Rocha
- Renan Simermann
Licenciamento
Para fins gerais, a licença de todos os materiais desenvolvimentos neste projeto é CC-BY-SA Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Porém, organizações, coletivos, grupos e ativistas feministas e de luta dos direitos de mulheres, estão pré-autorizadas a utilizar recursos derivados das ilustrações como CC-BY, ou seja, sem necessidade de licença CompartilhaIgual (Share-Alike). Se necessário, entrar em contato direto para autorizações formais.